Caro leitor(a),
Escrevo isso porque a minha cabeça não aguenta mais pensar sobre isso e o quanto isso me irrita e mexe muito comigo. Antes de tudo, eu quero dizer que o que eu escrevo abaixo são as minhas observações e reflexões. Talvez eu possa sair como problemático ou louco, pois é isso que eu sinto quando penso sobre as aulas no curso de Ciências Sociais.
São 2 anos e 2 meses que estou dentro dessa universidade e dentro desse curso. Assim que entrei nessa universidade, nas duas primeiras semanas de aula, me deu muita vontade de desistir do curso, pois eu não entendia muito bem o que os professores diziam. Eu me sentia a pessoa mais burra do mundo e sempre após o encerramento da aula eu voltava para casa dizendo que aquele espaço não era para mim. Partilhei dessa angústia e sensação com os meus amigos diversas vezes.
O curso de Ciências Sociais é composto por 3 departamentos: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Para quem é do bacharelado e para quem é de licenciatura, há um a mais que é o departamento/centro de Educação. Contudo, a formação maior entre os alunos tanto de bacharelado quanto de licenciatura é de Sociologia e Antropologia
Quando se analisa o corpo docente do departamento de Sociologia e vê que os professores permanentes são compostos de 20 professores, dos quais apenas 7 são mulheres e 13 são homens. Já o departamento de Antropologia é composto por 19 professores permanentes, dos quais apenas 7 são mulheres e 12 são homens. Fiz essa demonstração para tentar sustentar o que vou dizer ao decorrer desse texto e para que você pense sobre a desigualdade ou desproporcionalidade.
Por muito tempo fiquei pensando sobre o ensino e a qualidade das aulas dos professores que já tive ao decorrer desses 2 anos e 2 meses de curso. Destaco que não utilizei nenhum método científico para fazer análise sobre a qualidade das aulas do curso. Apenas estou compartilhando as minhas experiências, observações e as trocas que tenho com amigos e colegas do curso.
Estou passando por um processo de aborrecimento com professores do curso, principalmente os professores homens. Eu não consigo lidar com tanta má qualidade (estou usando essa expressão para não dizer o que realmente penso sobre, pois o que penso é motivo de retaliação e talvez um processo).
Sendo mais objetivo e direto, pois não quero que fique um texto longo, mas ocorre que os professores do curso vêm deixando o curso em uma situação muito complexa e que tento de todas as formas compreender, mas não consigo. Se você for analisar o currículo desses professores, vai perceber que não têm preparo nenhum para lecionar. São professores que não preparam as aulas, não têm didática, não se autoavaliam sobre si e sobre o seu ensino, não fazem avaliação do encerramento das cadeiras que ministram durante o período com os estudantes, métodos de avaliação não tão eficazes assim. O que me salva ainda dentro desse curso é o departamento de Educação. Fazer licenciatura é ter todo um preparo desde o momento pré-aula, durante a aula e o pós-aula. É estudar formas de avaliação, formas de didática, formas de se comportar, se preparar e lidar com os alunos.
Fazer licenciatura é vivenciar dois mundos bem distintos entre as Ciências Sociais e a Educação. É tão contraditório que chega a ser muito caricato, pois o que somos ensinados dentro do Centro de Educação e o que é vivenciado com as Ciências Sociais é algo de outro mundo. Fico me perguntando como pode a universidade me cobrar para ser um bom professor se os meus próprios professores são péssimos?
Eu, Maycon, ando muito desmotivado com as aulas. Eu saio de casa já pensando na hora de largar, pois fico pensando que vou sair de casa para mais um dia lidar com um professor que não se prepara para dar aula e vai para a universidade apenas para ficar enrolando até dar a hora. Eu não saio de casa para ficar ouvindo professor fingir que dá aula conversando não.
Fazendo outra comparação, mas não querendo defender, percebe-se que as mulheres dos departamentos se preparam para dar aula de uma forma tão eficiente. Percebo que o meu desempenho nas cadeiras onde são professoras mulheres que estão ministrando são maiores do que as dos professores homens. São cadeiras ministradas por mulheres que me incentivam a fazer as leituras dos textos, marcar presença em todas as aulas e participar das aulas. Tem cadeira de professores que eu não leio o texto devido à vontade tão grande do professor de dar aula que me deixam tão incentivado, sabe (contém ironia).
Ainda mais, percebe que o desempenho de produção dentro do curso caiu muito e tem diversos fatores que eu super entendo, tais como que majoritariamente os departamentos de sociologia e antropologia são compostos por pessoas que possuem mais de 50 anos e eu entendo que ao envelhecer a nossa produtividade vem diminuindo mais, mas eu não consigo aceitar que o mínimo não seja feito.
Desde que eu me entendo como gente, eu compreendo que só posso assumir responsabilidade se eu puder cumprir aquilo. Além disso, uma coisa que aprendi na universidade é que há pessoas que são boas pesquisadoras, outras escritoras e há pessoas que são boas lecionando. Contudo, no curso de Ciências Sociais da UFPE há mais pessoas que são boas como pesquisadoras, mas não enquanto docentes.
Lamentavelmente, isso prejudica muito os alunos, pois a formação que se tem acaba se tornando defasada. Uma crítica que eu tenho a esse consenso no ensino superior é de que apenas a pessoa tendo uma graduação, mestrado ou doutorado pode se tornar professor, mas sem nenhuma capacitação na área da educação. Como pode uma instituição de ensino ter uma prática dessas e exigir que saiam de lá bons alunos de licenciatura é muito contraditório.
Quando se observa o ensino entre os homens e as mulheres, percebe-se que professoras estão em um nível de preparação muito maior do que os homens, no sentido de que as mulheres se esforçam mais do que os homens, enquanto os mesmos fazem apenas o básico e olhe lá, e as mulheres são as pessoas mais atacadas pelos alunos. Até o momento, não presenciei alguma discussão com professor homem e aluno, mas com professora mulher e aluno foi diversas vezes.
Outro fato que chega a ser interessante e engraçado entre os alunos é que assim que começa um novo período, você vê aluno detonando professor e relatando suas experiências nas cadeiras com os professores. São trocas de informações feitas para evitar se matricular com docentes que não são tão legais. Tem cadeira que tem tudo para ser maravilhosa, mas quando se deparam com X e Y professores bate um desânimo tão grande. Eu mesmo faço isso e tento até dar a 2ª oportunidade ao professor, mas o arrependimento bate após e já estou ciente que minha formação vai ser atrasada, mas me recuso também a sair prejudicado e fazer o curso de qualquer jeito.
A cada momento que se passa nesse curso eu tenho mais vontade de me distanciar. Não me vejo dentro da pós-graduação nesses departamentos, pois não quero ter que lidar com certos professores. Acho que querer prosseguir nesse espaço é pedir para enlouquecer e adoecer de estresse. Sinto que a cada dia mais a UFPE não é um espaço em que eu me sinta confortável. Acho que estou ficando cansado, saturado e irritado com muitas coisas que acontecem dentro desse curso.
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